Sonho de Deus

Há tempos venho tenho um sonho recorrente. Um sonho impossível para mim. Impossível aos meus olhos, ao meu entendimento, ao que sou e ao que tenho.

Como posso ser capaz de realizá-lo? Pensando em minhas possibilidades ou em minhas limitações parece ser realmente impossível, mas gostaria de recuperar o sítio de Atibaia, que foi do meu pai há muitos anos



Meu pai e eu na piscina do sítio - Natal de 1977 

Somente pelos olhos da fé posso ver este sonho se tornando realidade. Quando penso que em Deus tudo é possível, começo a ver este meu sonho sendo gerado no coração de dEle. Me vejo neste sonho como Seu instrumento. O lugar que foi palco de grandes tribulações e traumas da minha vida poderia se tornar o palco para a cura e restauração de vidas.

Às vezes, penso em demolir as construções, as casas e os quartos escuros que aprisionaram minha alma por tantos anos. Imagino aqueles guindastes gigantescos demolindo e quebrando tudo que representou uma lembrança triste ou mágoa que tenha marcado minha infância. Às vezes penso apenas em adaptar aquelas construções para as novas funções do empreendimento.  



Na casa da piscina - Maio de 1976

Imagino edificações novas, alojamentos, igreja, piscinas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, centro educacionais. Lá tem tanta natureza e tanto espaço que tem (ou tinha) um pouco de tudo: nascente, lagos, riachos, horta. Tem tanto espaço, mas tanto espaço que daria pra construir qualquer coisa. Seria o máximo fazer tudo de bom e útil para que pessoas fossem saradas, curadas, libertas e restauradas. Tudo para o bem estar da vida humana.

Seria o lugar ideal para construir: 

  • um acampamento de jovens, com alojamentos e refeitórios, 
  • um centro de treinamento para adestramento de labradores para deficientes visuais, 
  • uma clínica de reabilitação química para dependentes,
  • um centro de eventos com auditório para cursos, seminários e congressos,
  • um centro educacional,
  • um hotel fazenda, 
  • vários pontos de lazer com quadras, piscinas e churrasqueiras,
  • ...o céu é o limite...
Só Deus sabe há quanto tempo esse sonho vem sendo gerado em mim.


O amor aos cães vem de longa data - sem informação do ano

O terreno, na época da minha infância, entre 1975 e 1988, tinha 80 alqueires (aproximadamente 1.936.000 m²) tinha nascente, lagos, riachos, 6 casas, garagem, piscina, sauna, 2 fornos à lenha, canil, curral, pasto separado para bois, cabras, cavalos, tinha galinheiro, chiqueiro, lugar para criação de coelhos (não sei o nome). Tinha de tudo e tudo gigante. Dentro da propriedade havia até uma estrada. Lindo mesmo. Admirável. La Chamade era seu nome.

Mas os anos e os ciclos da vida operaram mudanças. O sítio mudou de mãos (do meu pai foi para minha mãe), depois mudou de mãos mais uma vez (da minha mãe foi para uma senhora) e mais uma vez (depois parece que foi vendido novamente). Soube de rumores que o local havia sido abandonado, depois que o mato havia tomado conta. Depois ouvi falar que toda aquela imensa área havia sido loteada, repartida, retalhada em vários pedaços. Como então meu sonho poderia um dia se realizar? Só Deus sabe.

Minha mãe e eu na casa de madeira - 1976

Às vezes, penso que esse sonho é tão ousado que chega a ser engraçado, até ridículo. Como poderia eu, um dia fazer algo semelhante? Planejar, construir, edificar, fazer um projeto incrível de jardinagem, paisagismo, restaurar as matas, contratar pessoas, empresas e serviços. Recuperar a posse do lugar já seria um milagre. Torná-lo uma ferramenta útil para o bem-estar físico, espiritual e emocional de seres humanos, seria uma grande maravilha.

Já pensei em tantas coisas. Lá há espaço em abundância, espaço para atividades profissionalizantes, para passeios e aventuras. Por que não um sítio sustentável... Seria lindo. São tantas as possibilidades...a imaginação vai longe. A imaginação combinada com fé provoca isso. É possível visualizar as cenas, é possível 'estar lá'.


Época de pais já divorciados - Fevereiro de 1988 (últimos dias de cativeiro)

Este sonho não é algo exclusivamente meu, não é o 'meu sonho'. Não tenho a menor condição de realizar nada disso. Por isso digo que esse é um sonho de Deus que foi semeado em mim. O agir de Deus é assim, é algo além de toda compreensão e entendimento.

E a cada tempo que passa as coincidências da vida vão reforçando a ideia inicial. Vi há algumas semanas uma palestra do Sebastião Salgado no TED Talks. Ele relata uma experiência extraordinária. Ele conseguiu recuperar uma fazenda que fez parte da sua infância. 


Essa experiência do Sebastião Salgado me fez acreditar nesta possibilidade, incluindo a cura de corpo, alma e espírito de qualquer ser humano. 


Essa cura na qual eu tanto creio, 

pois sou testemunha de como Deus opera suas maravilhas.



La Chamade - Atibaia - Outubro de 1981
Convido você a sonhar comigo.