Vida diária facilitada

O objetivo aqui é disponibilizar dicas que podem contribuir para uma vida diária mais independente. Mas nem tudo é perfeito. Há coisas essenciais que ainda são dificuldade para mim. Por exemplo: 

A: Preparar uma refeição fresquinha...e rápida? O que é necessário para isso? Se arrumar, sair de casa (detalhe: com dinheiro), ir até um mercado que tenha verduras e legumes frescos, fazer as compras andando pelo mercado, ficar na fila do caixa, empacotar tudo, carregar tudo, caminhar de volta para casa. Depois vem o que é mais difícil para mim, eu diria impossível: ficar em pé lavando todas as verduras e legumes necessários, picar, cortar, picar de novo, cozinhar e em pé 
(hoje já consigo, mas é assim: fazer o almoço na hora do café da manhã e fazer a janta na hora do almoço).

Observação 1: Percebi que de forma contínua era uma atividade impossível, por isso eu fragmentava as ações; ir às compras - em um momento, preparar os alimentos - em outro momento, cozinhar - em outro. Eu fazia tudo por etapas; você também pode fazer assim, aos poucos você vai unindo acada etapa, mas aos pouquinhos....já será um começo. 


Observação 2: Tentei comprar tudo limpinho e cortadinho, mas ficou muito mais caro e meu orçamento estourou. Por isso alternei o almoço: um dia em casa e um dia no barzinho onde tem self service por kilo, do lado de casa. Mas é caro também. A alimentação sofreu um grande aumento de preços. Fica difícil equilibrar o orçamento querendo comer fora.


B: E lavar roupa. A máquina faz tudo, mas o problema é abaixar e levantar pegando a roupa do interior da máquina. Peça por peça, e ir estendendo. É um tal de abaixa, levanta, olha pra cima e olha pra baixo...a cabeça dá voltas...mas de tanto repetir o movimento fui acostumando, ao sentir tontura dou uma paradinha, faço outra coisa e depois de algum tempo volto para continuar.


C: Disposição, força nas pernas e equilíbrio para passar roupa em pé? É raro, mas às vezes consigo. Tentar passar roupa sentada não deu certo. Minha próxima tentativa seria usar um steamer (assim que tivesse dinheiro...rs). Conheci uma passadeira que não recomendou o steamer, por isso desisti. Adotamos a política da roupa limpa e seca, no cesto "a passar". A cada necessidade cada um vai lá e passa o que precisa.


D: Sair com o Spike (meu cãozinho fiel). Preciso segurá-lo no colo e descer uma escada em formato caracol, olhando para baixo. Nossa...é quase uma montanha russa. Ainda bem que tenho meu filho que me dá uma mãozinha. E quem não tem ajuda?


DICAS PARA ADMINISTRAÇÃO DE REMÉDIOS

1. Organização: 

Existem caixinhas plásticas para remédios com múltiplas divisões, a minha tem 10 divisões e comprei na MultiCoisas. Minha caixa é transparente e por fora da caixa coloquei fita crepe e escrevi o nome de cada remédio e a dosagem, usando caneta para dvd. Organização é fundamental. 

2. Horários:

Respeite os horários de cada remédio. Se o médico mandou "em jejum" é em jejum. Obedeça, há uma razão para ser dessa forma. Tem remédio que não serve pra nada se não for tomado em jejum (Ex.: Omeprazol). Para não confiar na memória, tenha uma lista dos remédios à tomar por ordem de horário. Cole essa lista numa parede de casa e deixe, no papel, espaços laterais em branco, como colunas. Coloque um tic (de feito) ao lado de cada remédio que for tomando ao longo do dia. Uma dica pode ser um quadro branco pequeno pendurado no quarto ou próximo à sua caixa de remédios. Isso evitará esquecimentos. Não confie no seu cérebro, ninguém domina essa máquina! 

Dica extra: 

Se você tiver um celular com sistema Android pode baixar um aplicativo chamado Pill Box. Vai ajudar bastante..


DICAS PARA A HORA DO BANHO E USO DO BANHEIRO


1. Temperatura:

Certifique-se sobre a temperatura ideal da água antes de entrar no box. Verifique se a temperatura é agradável ao seu corpo. Dependendo do tipo de lesão ou limitação há a sensibilidade à temperatura e até à queda da água sobre a pele.

2. Porta do box: 
Em hipótese nenhuma a porta do box deve abrir para o interior do box. Se esse for o caso do seu box, peça para alguém retirar essa porta pra você. No lugar da porta prefira uma cortina plástica simples. É um tipo de adaptação barata e viável. Esse era o meu caso. Quando ainda estava no hospital pedi a ajuda de um pedreiro que retirou um degrau que havia no box e retirou também a porta que havia para dentro. O risco de queda é inevitável para quem tem algum tipo de limitação e se isso ocorrer será possível o livre acesso, para receber ajuda.

3. Porta do banheiro: 

Evite a possibilidade de trancas internas. Se a porta de seu banheiro for assim, providencie a troca. Não permita que idosos, crianças ou qualquer pessoa com limitação ou deficiência consiga se trancar. 

4. Banco plástico dentro do box

Tenha dentro do box um banco plástico pra se apoiar ou sentar. Não use esse banco para apoio de cosméticos. Esse banco funciona como um reforço para sua segurança.

5. Cadeira higiênica: 

Se for necessário invista na compra de uma cadeira higiênica. É possível movê-la para uso do sanitário, para uso no chuveiro e até a mobilidade do paciente para o quarto na hora de se vestir. Essas cadeiras possuem travas de segurança nas rodas. Havendo o uso recomenda-se o livre acesso ao chuveiro (sem desnível ou degrau para o acesso).

6. Sabonete:

Prefira os sabonetes líquidos, usados em embalagens plásticas com válvula pumping (de apertar). Estas embalagens devem ficar a cerca de 1,20 cm do piso. O sabonete líquido é mais suave à pele, é mais fácil de ser espalhado e mais agradável. É mais caro também e se os recursos forem escassos, use o sabonete em barra mesmo, porém dentro de uma meia calça de perna inteira. Amarre a meia calça na torneira do chuveiro, assim se o sabonete cair no chão ficará mais fácil para pegá-lo novamente. 

7. Brinquedos das crianças: 

Use aqueles saquinhos de lavar roupas íntimas para guardar os brinquedos. Pendure esses saquinhos com ventosas nos azulejos. Isso deixará os brinquedos sempre limpos e livres de limo ou mofo.

8. Box: 

Dê preferência o box deve permitir a presença de duas pessoas, de forma que ambas tenham boa mobilidade. Um bom pedreiro deixará o desnível do piso com cerca de 1,5 cm para um bom escoamento da água para o ralo.

9. Piso do chuveiro: 

Coloque um piso  antiderrapante (desses que se vende em rolo) e como reforço extra é possível aplicar faixas adesivas antiderrapantes (encontradas em hipermercados de construção). 

10. Adaptações: 

Há disponível no mercado kits para o banho adaptado. Já vem equipados com banco e barras para apoio que podem ser fixadas em qualquer posição.

11. Chuveiro:

Se for possível procure trocar o chuveiro convencional por um com altura regulável ou ducha removível. Existem no mercado várias opções que podem proporcionar maior comodidade ao usuário. As torneiras devem ficar a mais ou menos 1m do piso. Existem modelos inclusive com controle remoto pra ajuste da temperatura.

12. Vaso sanitário:

O padrão tradicional tem 38 cm de altura, mas, para pessoas com limitações, deve ser adaptado em plataforma para ficar a 46 cm do piso. A ducha higiênica e a papeleira devem ficar acessíveis numa altura de 45 cm do piso. Devem ser colocados na lateral e no fundo, sendo fixados a 30 cm em relação ao vaso sanitário, com mais ou menos 90 cm de comprimento.

13. Lavatório (pia):

Devem ser fixados a 80 cm do piso. As torneiras devem ser de alavancas. Se necessário, fixar também barras de apoio. Objetos para guarda de pasta de dentes, escovas, etc, devem ser de material inquebrável.

14. Iluminação:

Os banheiros onde vivam idosos devem ter pelo menos três vezes mais luz que o normal, com vários pontos anti-ofuscantes (lâmpadas leitosas e iluminação interna).

15. Lavando os cabelos:

Se há o comprometimento parcial do movimento de um ou ambos os braços, use a ajuda de escovas de plástico para lavar os cabelos. Use aquela escova de plástico (aquela de mão) utilizada por homens ou use aquele massageador corporal com pontas arredondadas e grandes. Passe o shampoo na escova e penteie os cabelos. Vá lavando os cabelos até sentir que eles estão limpos. Evite o uso de grande quantidade de condicionador pois será de difícil remoção...


DICAS PARA USAR O QUARTO


1. Cama:
A altura total da cama deve ficar entre 45 e 50 cm; ou em uma altura que permita ao usuário, quando sentado na beirada da cama, tenha seus pés totalmente apoiados no chão.

2. Criado-mudo ou mesas de cabeceira: 

Devem ter mais ou menos 10 cm a mais que a altura total da cama.

3. Porta do quarto:

Devem ser largas e ter maçanetas fáceis de abrir. Evite maçanetas redondas e a existência de trancas.

4. Guarda-roupas: 

As portas devem ser leves e fáceis de abrir e fechar. Devem ter puxadores que facilitem o uso, Podem ser deslizantes. Os  cabideiros devem ter opções de regulagem de altura (a depender da limitação), As gavetas devem ser deslizantes e leves, Manter a organização é essencial. Não deixe gavetas abarrotas e entulhadas de roupas, pois isso dificultará a abertura e o fechamento. Existem sistemas disponíveis com travas nas gavetas para evitar que saiam dos trilhos. Escolha um guarda-roupas que tenha opções de prateleiras com regulagem de altura.


DICAS PARA USAR A SALA


1. Porta de entrada:

Deve ter uma maçaneta e uma fechadura que sejam fáceis de abrir, tanto por um idoso ou pela dona da casa chegando com bebê no colo ou pacotes e sacolas nas mãos. Prefira portas práticas de fechar (tipo bateu, trancou). A memória às vezes não ajuda muito, por isso é necessário que se certifique sempre de que fechou a porta, aposte em facilitadores para sua casa, tenha porta cartas, porta chaves. Adote rotina e regras de onde colocar as chaves, carregador e celular.

2. Tapetes:

Tapetes soltos pela casa devem ser abolidos ou se não for possível, ficar em rebaixos ou presos por ventosas no piso. Evite escorregões. Encerar o piso e depois colocar tapetes soltos sobre o piso é um atentado.

3. Degraus:

Destaque de alguma forma os degraus de sua casa. Instale fitas anti-derrapantes se necessário, mude a decoração, mas faça o possível para nunca se distrair e tropeçar ou escorregar. Evite acidentes. O corrimão é obrigatório e deve ser fixado a mais ou menos 5 cm da parede, ter resistência para suportar 100 Kg em qualquer ponto e diâmetro ideal para que a mão possa apoiar-se totalmente. A largura de um degrau deve permitir o descanso total do pé e não pode ter mais de 20 cm de altura. Nunca instale passadeiras. O beiral do degrau deve ser guarnecido com material anti-derrapante.

4. Mesas e cadeiras:

Assentos mais altos (45 a 50 cm) do chão e braços não muito macios. As cadeiras devem ter espaldares mais altos. A altura ideal da mesa é 75 cm, com bordas arredondadas (evitar tampos de vidro). Prefira usar pratos e vasilhames de plástico resistentes. Planeje espaço ao redor da mesa suficiente para a livre movimentação, considerando sempre a necessidade de cada usuário (cadeira de rodas, andador, muletas, etc)....


DICAS PARA USAR A COZINHA


1. Refrigerador e freezer:

Invista em uma geladeira com um freezer lado a lado ou em uma única peça. Tudo dependerá do alongamento que você pode executar com o corpo.

2. Fogão:

Já existe um fogão com interrupção automática de gás quando a chama se apaga. Existe também o elétrico que não queima as mãos. Pesquise opções seguras.

3. Pia:

Prefira a pia à 85 cm ou 90 cm do piso. Para o caso de cadeirantes existem adaptações pra altura de pia e torneiras.

Para lavar louça, faça aos poucos. Comece organizando a louça suja. Depois comece a lavar as louças mais limpas. Deixe as mais sujas e engorduradas para o final. 


Use luvas do tamanho apropriado. Uma das sequelas do avc é a mudança da sensibilidade. Podemos ter problemas com a água quente ou fria. Melhor usar luvas.


Dica extra:

nesse link uma vídeo aula bem legal com dicas sobre higienização de cozinhas e utensílios domésticos. Boa sorte.

4. Armários:

Aplique puxadores de fácil manuseio nas portas e gavetas ou invista em uma nova cozinha, mais moderna com gavetas deslizantes.


DICAS PARA USAR A ÁREA DE SERVIÇO


1. Água:

Cuide para que a água não deixe o piso escorregadio. Esteja sempre com chinelos de borracha ao manusear a máquina de lavar ou ferro de passar roupas. Evite contato com tomadas e equipamentos se tiver água no piso.

2. Ferro de passar roupas:

Prefira que a tomada do seu ferro esteja localizada a 1m ou 1,20 m do piso. Pesquise uma tábua de passar fixa, há várias no mercado. Existem móveis onde a tábua fica embutida e todos os equipamentos e acessórios possuem seu lugar certo. Pesquise os modelos de ferro mais modernos e leves. Se necessário na própria loja de eletrodoméstico use uma balança para pesar o ferro de seu interesse. Há já disponível no mercado um ferro que não queima a roupa. É bárbaro. Existem equipamentos para todos os gostos e bolsos.


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIÁRIAS 


1. Agenda: 

Não confie na sua cabeça! Registre compromissos numa agenda. Eu uso a agenda do outlook. Marco as datas de aniversário, compromissos médicos, horários em que preciso começar a me arrumar. Registro tudo. Vida mensal, semanal, diária. Com o tempo a rotina vira prática.

2. Se arrumando:

Analise quanto tempo leva normalmente para se arrumar. No meu caso, por exemplo, eu tenho que começar a me arrumar com cerca de 2 ou 2h30 de antecedência da hora do compromisso marcado. Levo normalmente pouco mais de 1h para tomar banho, me secar e me vestir. Reservo 1h para me locomover até meu compromisso. Ah e o principal: evite totalmente lugares distantes e cheios de gente. Eu faço assim. Encontre você também sua maneira.

3. Simplifique: 

Simplifique sua vida. Simplifique exatamente TUDO em sua vida. Isso demanda desprendimento, desapego e triagem. Mais triagem e mais triagem. Aprenda a doar mais e comprar menos.


DICAS PARA FAZER CAMINHADAS


1. Pés

Aboli o uso de sapato social uma vez que a saúde dos pés é prioridade. Me sinto mais segurança usando meia e um bom tênis. Economizei para comprar o tênis que eu precisava. Também uso calcanheiras de silicone para amenizar o impacto (uma vez que já tive esporão - recebi a cura durante uma crise de dor). Os cuidados com os pés são muito importantes, principalmente se a pessoa é pré-diabética ou se é diabética.

2. Estratégia - Encontre uma maneira de caminhar.

Minha endocrinologista na primeira consulta disse "você precisa caminhar 3x por dia, durante 30 minutos e no tipo marcha". Na hora dei aquela risadinha amarela e respondi "não consigo". Somente depois disso ela soube das sequelas que sinto do avc. Não tenha medo de médico. Fale tudo que sente. Peça ajuda. Faça um desenho se necessário. Repita se for preciso. Reaprendi a caminhar com meu pet lindo. Também caminho co mais segurança dentro de shoppings. Quando canso sento nas poltronas das alamedas ou paro para tomar um café e ler um livro. Perto de casa tem um shopping com hipermercado. Faço caminhada no hipermercado, apoiada num carrinho de compras. Aproveito para pesquisar preços de produtos e ter ideias de como organizar melhor minha vida.

Fontes:

  • Profissionais do IMREA HC FMUSP - Lapa que sempre me ajudaram com dicas, alertas, sugestões e cuidados. A terapeuta ocupacional, Thais e o enfermeiro Jefferson, .
  • Experiência própria de vida, após avc isquêmico de tronco encefálico.
  • Manual de Recepção e Acessibilidade de pessoas portadoras de Deficiência a Empreendimentos e Equipamentos Turísticos (Edição de 1999).
  • Hospital Santa Izabel.