Receita do Amanhã

Do que o amanhã será feito? De amor? De mágoa? De festa? De açúcar? Quais serão os ingredientes do seu amanhã? Quais serão seus resultados? Terá seus objetivos e interesses atingidos?

O amanhã aqui retratado pode ser o literal (dia seguinte ao atual), mas prefiro ampliar o sentido e por isso peço que o leitor interprete o 'amanhã' aqui comentado como 'futuro'; seja este a curto, médio ou longo prazo. Simplesmente futuro.

Não sei e ninguém sabe como será o amanhã, porque o amanhã a Deus pertence (Tg. 4.14). Mas acredito que todos podemos escolher os ingredientes nosso amanhã, nosso futuro. Uma decisão para cada ingrediente.

Ser fértil e gerar bons frutos pode ser uma decisão individual, pessoal, mas tudo o que é inútil, não tem valor, e tudo que não tem valor não tem futuro (Lc. 13.6-9). A vida humana é um dom, uma dádiva, e todo ser humano tem um potencial para resultados, porém cabe a cada um fazer boas escolhas. 
Ingredientes bons e favoráveis: coerência, honestidade, altruísmo, amor, compaixão, auxílio, dedicação, perseverança, estudo, conhecimento, , verdade, compromisso, longanimidade, carinho, simpatia, bem-querer, afetividade, mansidão, saúde, amizade, etc.
Ingredientes ruins e desfavoráveis: orgulho, presunção, ostentação, crueldade, malícia, mentira, calúnia, difamação, maldade, traição, falsidade, engano, fraude, falsificação, frieza, baixa-estima, negligência, estresse, tristeza, depressão, etc.
Toda receita é composta de duas partes: ingredientes e modo de preparo. De um lado temos Deus como O cozinheiro. Ele é o responsável pelo modo de preparo. Além de conhecer o modo de preparo, domina o tempo de cozimento, a temperatura do cozimento, sabe quais são o melhores utensílios, Ele sabe como obter um excelente resultado. E os ingredientes? Somos nós quem fornecemos os ingredientes.

Deus sabe como nosso futuro pode ser lindo, feliz e bem sucedido. Ele nos conhece e respeita nossos limites. Faz vistorias constantes em nosso caráter. Procura colocar em nosso caminho todas as oportunidades de aprendizado. Mas somos nós os fornecedores dos ingredientes, dos componentes para que Ele opere em nós e através de nós. Vejamos alguns exemplos: se oferecermos a Deus ingredientes como: amor, perdão e generosidade, nosso amanhã poderá ter lindas amizades. Se Lhe oferecermos: crueldade, mágoa e ódio, nosso amanhã poderá ter calabouços de solidão. 

O amanhã pode pertencer a Deus, sim, mas a nossa parte cabe a nós. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade, nascemos com isso. O primeiro passo é nosso. Que tal então escolhermos somente bons ingredientes para nosso amanhã?

Para refletir:
(Tg. 4.14) Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
(Lc. 13:6-9) Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’. Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’.  

Imagem: Internet