Não foi castigo foi amor

Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre". Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida. Gênesis 3:22-24

Sinto já há algum tempo, uma tremenda vontade de compartilhar com você, a minha opinião e minha visão sobre essa ocorrência. Muitos imaginam que a ação de retirar o homem do jardim do Éden foi um tipo de castigo, motivado por um sentimento de ira por parte de Deus. 

Deus criou o homem? Sim claro, mas lembre-se: Deus é amor (I João 4:8), e onde há amor há liberdade; por isso Deus não escolheu definir ou estabelecer o caráter do homem. Não, de forma alguma. Deus não age dessa forma; Deus não age por imposição. Ele não definiu a natureza interior do homem; caberia sim, ao próprio homem definir ou escolher a sua própria essência. O caráter não é algo físico, não é alma (ou emoção), não é espírito (ou consciência). Para que o caráter do homem fosse estabelecido, Deus lhe deu uma ordenança (Gênesis 2: 16-17) em um ambiente de absoluta liberdade (Em Gênesis 2:16 lemos: livremente)

Com a desobediência do homem, sua natureza interior estava estabelecida. Uma essência corrompida, um caráter degenerado. O homem naquele momento com esse tipo de natureza interior poderia comer do fruto da árvore da vida e assim viver para sempre, um grande perigo, e não era essa a vontade de Deus. Desta forma Deus, por amor, retira o homem do jardim do Éden a fim de evitar que este comesse do fruto da árvore da vida. Deus encerra essa questão colocando querubins guardando o caminho para a árvore da vida.

Após essa ocorrência era necessária uma providência, uma medida, para que todo e qualquer homem ou mulher nascidos com uma natureza corrompida pudessem ser remidos desse caráter degenerado. Só haveria uma solução: Jesus Cristo (ou Deus Filho). Dessa forma, podemos concluir que se o homem vivesse para sempre, com esse caráter corrompido, Jesus, O Cristo, nada poderia fazer pela humanidade. Por isso, Deus retirou o homem do Éden, por amor, a fim de que a humanidade pudesse ter uma chance real e concreta de poder optar pela remição.

Procure conhecer mais a Deus. 
Conheça quem tem um amor perfeito para o conforto de todo ser humano. 
https://www.youtube.com/watch?v=IxpWNuxGmzc

(*) Definição de caráter: 
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.


Fonte: internet