Compreender. Crer. Fazer e Tornar-se.

Nem todos possuem a noção do valor da compreensão. Tudo começa pela compreensão. Comece pelo auto-conhecimento, tente compreender seus erros e falhas. De onde nossos erros se originam?
Marcos 12:24 - Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Você já procurou compreender, valorizar a Palavra de Deus? Você já procurou compreender e valorizar seus sentimentos? Não se pode compreender (nunca) o que não se valoriza. Nunca. Se você não valorizar um sintoma físico, não compreenderá que pode estar doente e acabará por não crer que precisa de médico. Um homem não pode crer no que não compreende. O que um homem desvalorizar, sempre sairá de sua vida, mas o que um homem valorizar, sempre virá para sua vida.

Qual a origem de nossos erros? Creio que nossos erros se originam da falta de compreensão de algo. Considere esse exemplo. Se precisarmos de um extintor para apagar um incêndio e não soubermos como ele funciona, provavelmente faremos alguma besteira. Talvez por falta de conhecimento e compreensão possamos usar o extintor de água ao invés de usar o de pó químico, causando mais estragos. Por quê? Há um tipo de extintor para cada tipo de incêndio. Há ainda a forma de utilizá-lo, a inclinação, a aplicação, a distância, etc.

É um exemplo simples, mas que você, minha testemunha nesse texto, pode aplicar em situações mais complexas. Talvez você precise ajudar uma criança e só poderá ajudá-la se compreendê-la. Para compreender as atitudes de uma criança é necessário conhecê-la, valorizá-la; se ainda assim não puder compreendê-la, talvez seja necessário compreender o ambiente familiar em que ela vive, conhecer seus pais, sua educação, sua cultura familiar.

Procure conhecer seus sentimentos, suas reações a determinadas situações, antecipe-se, observe; mergulhe fundo no conhecimento de sua personalidade, de sua essência. Você está feliz com todas as suas atitudes e comportamentos? Reflita. 

Gostaria de concluir com um tipo de comportamento favorável e bem aceito em qualquer sociedade. O altruísmo. Se compreendermos o que é altruísmo, acreditaremos sempre nesse comportamento. Se acreditarmos nesse comportamento, o faremos sempre. Se tivermos esse comportamento, nos tornaremos sempre altruístas.

O que um homem compreende, ele o crerá sempre.
O que um homem crê, ele o fará sempre.
O que um homem faz, ele se tornará sempre.

Imagem: internet